É impressionante como ainda tem pessoas que tem dúvida sobre o que é melhor: manteiga ou margarina.
De origem vegetal, a margarina é um produto artificial resultado de um processo chamado hidrogenação. Nele, as moléculas de hidrogênio são incorporadas às de gordura de maneira artificial, em altas temperaturas. É o calor que transforma a gordura insaturada em parcialmente saturada. Também durante a hidrogenação, as moléculas de gordura viram gordura trans; transformando a margarina praticamente em um plástico.
De origem animal, a manteiga é um produto completamente natural e feito a partir de leite de vaca. É composto de gordura do leite que foi separado de outros de seus componentes. Tem um sabor rico e é amplamente utilizado para cozinhar, assar ou passar no pão. Nas últimas décadas, a manteiga tem sido injustamente responsabilizada por doenças cardiovasculares, devido ao seu teor de gordura saturada alta. No entanto, a opinião pública e científica foi lentamente mudando esse preceito, pois descobriu-se que gordura saturada não é maléfica para saúde e muitas pessoas já reconhecem a manteiga como um alimento extremamente saudável.
Para tirar qualquer dúvida de qual é melhor é só comparar a lista de ingredientes de cada produto: a margarina tem uma lista enorme de ingredientes, é cheia de aditivos e ingredientes estranhos. A manteiga é basicamente creme de leite puro.
Sério gente, quando você estuda os benefícios da manteiga contra os da margarina, a diferença é tão absurda que não dá nem pra comparar. E nem pense em acreditar em propagandas de “margarinas saudáveis”, com promessas de “proteger o coração” ou qualquer outra mensagem de marketing. Prefira sempre o alimento natural, nesse caso, a manteiga: infinitamente mais nutritiva e saudável.
A manteiga contém uma variedade imensa de micronutrientes. As seguintes vitaminas são encontradas na manteiga:
Talvez você já tenha ouvido falar: a manteiga produzida a partir do leite de vacas criadas soltas em pasto é muito mais rica em vitamina A do que aquela de vacas criadas em confinamento, à base de ração. A maioria das manteiga comerciais têm cerca de 6% das recomendações diárias de vitamina A. já as manteigas artesanais, provenientes de leite de vacas soltas podem chegar a 10% da recomendação diária.
Se você tiver a opção de encontrar a manteiga orgânica opte por ela, além de mais saudável, possui mais vitaminas. E de preferência compre sem sal, e se desejado acrescente você mesma um sal de alta qualidade. Não existe uma quantidade adequada para se consumir de manteiga diariamente, mas é importante incluir esse tipo de gordura diariamente na alimentação, nem que seja bem pouco.
O ghee é a manteiga clarificada e purificada, livre de todos os seus resíduos lácteos e toxinas da manteiga comum. Desse processo fica apenas a gordura pura do leite. Se a manteiga já é saudável, imagina o ghee.
A manteiga Ghee é conhecida por muitos como “manteiga saudável”, e realmente tem mais benefícios que as demais, pois trata de uma opção mais pura. Ela é uma gordura muito apropriada para cozinhar.
Você pode fazer o ghee em casa, ou comprá-lo pronto em casas de produtos naturais especializadas. Para fazer em casa, o processo é relativamente simples e envolve aquecer a manteiga em uma panela e separar a parte branca da amarela. Essa parte amarela é a parte mais nobre da manteiga, praticamente livre de lactose.
Fonte: belezaesaude.com